domingo, 27 de junho de 2010

- (menos) Ambiente




Atrevo-me a dizer, que o nosso concelho é dos que menos respeita o meio ambiente em que vivemos. Engraçado é isto acontecer quando vivemos nas margens de um rio que dizem (os autarcas) estar carregado de oportunidades, acrescentando eu - "só se for de o matar".

Reportei aqui á uns dias, neste espaço, a total ausência de oleões no nosso concelho, motivando a população a despejar, para o meio hídrico, o desperdício dos seus óleos alimentares na rede de esgotos. Mas se continuarmos a analisar como trata a câmara o nosso rio encontramos outros males.

No nosso bairro, está localizada a ETAR (Estação de Tratamento de Aguas Residuais) da vila de Tramagal, até aqui tudo bem, mas está ela a operar da melhor maneira? A resposta é não. A ETAR de Tramagal está simplesmente, como que a diluir, ou a triturar todos os dejectos que a população produz, antes de os lançar ao rio (é por isso que não se encontram esses dejectos a boiar á tona de água).

Uma estação de tratamento pode e deve fazer bem mais, as lamas que se lançam, diluídas, ao rio poderiam ser aproveitadas para a produção de fertilizantes, reduzindo assim o nível de poluição.

Existem concelhos na nossa região que fazem esta reciclagem, e existem empresas a menos de 30km de nós, que recebem e processam essas lamas, mas não as nossas, que não são recolhidas.

Assim se vai tratando (MAL) o rio que temos e onde alguns, embora lhe reconheçam potencial, o vão matando.

Não basta ter ETAR´s, é necessário tirar partido das suas potencialidades.

.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_de_tratamento_de_%C3%A1guas_residuais

(Fica este endereço electrónico para melhor se compreender o funcionamento correcto de uma ETAR:)
.

NOTA: Em todo o processo descrito, falta somente a descrição da recolha das lamas após a sedimentação.

.

2 comentários:

  1. Boas

    Porque é que o Ministério do Ambiente não cria uma agência tipo ASAE, para o saneamento básico e abastecimento de àgua, fazendo com que a lei se cumpra, aplicando coimas em função da infração?

    A organização começa por cima.

    saudações

    ResponderEliminar
  2. Palhaçada...Observo que sã engenheros do ambiente, lamas na produçon de fertilizantes e ASAE. Alguém aqui, sabe o que diz, ou se informou minimamente, àcerca dos temas em causa? Barbaridades umas atrás da outras, por falta de informação e por falta de vontade de a recolher, já agora queriam que vos elucidasse? Senhores não vale a pena ter a possibilidade digital de desinformar, sem antes nos informarmos e sem elucidar os demais, que até poderão ser vizinhos da infraestrutura, mas que por nã terem estudado, nã sabem das barbaridades que os senhores vizinhos afirmam. Verifico que em Abrantes estas cenas servem fundamentalmente para maldizer, deste e daquele, disto e daquilo atropelando tudo e todos e desinformando continuamente. Palhaçada...

    ResponderEliminar