terça-feira, 6 de julho de 2010

Os patinhos passam com agua pelo peito...

Acabei agora de ler no Blog (amigo) "Tramagal" que a ponte de Constância vai fechar ao tráfego nos doas 6, 7 e 8 deste mês das 9h até ás 20h. Isto cria enormes transtornos a quem necessita de galgar a margem para o outro lado. Mas eis que de repente me lembrei da solução:
.
PODEMOS ATRAVESSAR O TEJO AQUI, NO PORTO DA BARCA. A AGUA MAL CHEGA AO EIXO DAS VIATURAS.
.
Isto acontece devido ao assoreamento desmedido e descontrolado (um dia destes digo vos porquê) do rio.

4 comentários:

  1. `Caro lamacheira & Barca

    É verdade que isso por aí até mete dó!...Isto devido àquilo que o amigo afirma pois os assoreamentos são descontrolados e de que maneira só se preocupam com o aspecto financeiro mas o ambiental não interessa achando eles que não morrem e que isto é tudo deles...São os tais imprescindíveis!!! Tenho imensa fé que isto um dia há-de voltar-se.

    Cumprimentos

    L.M.

    ResponderEliminar
  2. O assoreamento?

    Com três extracções de areia numa extensão de sete quilómetros a montante da Lamacheira, com o que se pode contar?

    Os interesses económicos e os impostos daí resultantes pesam mais do que a imagem turística do imaculado Aquapólis!
    Um espelho d'àgua defendido com unhas e dentes para depois lá flutuar a serpente de latas!

    Às tantas, os entendidos vão explicar que o assoreamento é causado pelos ovnis em voo rasante ou... pela Lua cheia quando nasce a Ocidente do Tejo!

    ResponderEliminar
  3. Ai é que está, "os impostos daí resultantes" não acredito que sejam os devidos. Quem é que controla as saidas de inertes do rio?????

    ResponderEliminar
  4. E... temos a agravante da massa de água que caindo na vertical a partir do açude, provoca um remexer no leito do rio, levando as areias a deslocarem-se mais para jusante indo-se acumular nas inflexões e nos baixios.

    Aquelas águas devem vir carregadas de matérias orgânicas porque se bem atentarmos, ao serem agitadas na descarga do açude, forma-se espuma à superfície, num efeito idêntico ao do detergente!

    Quando as águas deixarem de correr e as descargas pararem, logo se desenvolverá a azola verde, alga devoradora dos coliformes e inibidora da oxigenação da flora e da fauna aquática.Quando surgirem ramificações azuis da azola, será indício que esta desenvolveu o seu grau de toxicidade.

    Como está mais do que provado nesta sociedade consumista que nos impõem, outros valores mais altos se sobrepõem!!

    Além dos impostos, sobrarão os juros para as gerações vindouras!

    O aquecimento global, o desequilíbrio atmosférico,as variações de temperaturas atingindo os 45º centígrados nesta região e os 50º centígrados no Alentejo, a ausência da Primavera, os súbitos tornados típicos das regiões tropicais e do Oceano Pacífico, são avisos dos atropelos do homem consumista para com a natureza!!

    Mas, caros senhores...olhando apenas para o presente, outros valores mais altos se levantam!

    ResponderEliminar