segunda-feira, 30 de agosto de 2010

- Onde é que mora o civismo?

Há situações que nos “violam” o espírito de cidadania a um ponto que nos leva a questionar “se merece a pena, muitos de nós, tentar mudar o rumo das coisas no nosso conselho. É que existem coisas que me custam a classificar num código moral imaginário.

Tem sido uma situação recorrente, junto ao contentores de lixo, deparar-nos com acções pouco dignas de um ser humano, supostamente, integrado na sociedade. Desde os apelidados “Monstros Domésticos”, desperdícios verdes (aparas de sebes, ramos de arvores, vegetação vária, lixo amontoado no chão, etc…) tudo aparece depositado ao lado dos contentores de resíduos domésticos, que não sendo removidos desde logo pelos serviços, arrastam uma situação vergonhosa por largas semanas. É sabido que por vezes estas situações são provocadas por elementos que não moram nas imediações do local visado, mas que são, igualmente, membros activos da freguesia e acima de tudo seres humanos (?).

Mais uma vez este atentado ocorreu, desta feita junto ao eco-ponto da Rua da Barca. Como as fotos podem documentar no local não existe nenhum contentor do lixo, só um pilhão, um vidrão, um papelão e um depósito de embalagens (não me lembro agora do nome), mas houve uma alma iluminada que entendeu ser este um bom local para depositar lixo doméstico, no chão. Assim é difícil fazer melhor pela sociedade (se é que ela merece).




6 comentários:

  1. afinal o contentor do lixo fica a apenas 50 metros

    ResponderEliminar
  2. ...mas é preciso subir uns degraus... dificil

    ResponderEliminar
  3. Este não é concerteza tramagalense porque tem os intestinos na cabeça.Deve ser do outro Mundo!!!Não hájam dúvidas.

    ResponderEliminar
  4. O civismo?

    Mora no blog LAGAMART.

    Que pena!!!!
    Um espaço tão bem trabalhado pelo seu administrador (Abilio Pombinho), com temas actualizados e pertinentes de que carece a n/freguesia, porque o executivo (junta) pensa que é a caiar e a varrer que se governa uma freguesia onde mora a única vila das 19.
    Tanto trabalho tem o administrador e os comentaristas (de meia tijela), a satisfação que lhe dão é desviarem-se disvirtuando os temas d´uma forma derespeitosa para adultos pensantes.
    Mais parecem as meninas a quem vem o período a 1ªvez.
    Ganhem tato e discutam os temas apresentados.

    UM ABRAÇO

    ResponderEliminar
  5. confesso-me de acorgo consigo amigo anónimo das 00:49...

    ResponderEliminar
  6. Amigo Lamacheira Barca.

    Sobre o exposto é compreensível as repetitivas denúncias na blogosfera.

    É um tema que não devemos cansar em trazer para a discussão. Pena que os comentaristas não o achem apetecível (penso eu), na medida que passa com poucas intervenções.

    Sabemos ou devíamos saber(eu sei), que o ar que respiramos fica comprometido com as estrequeiras que os porcalhões vem fazer, algumas vezes à porta dos outros e até à porta deles.

    vivem e obrigam os outros a viver com a porcaria deles, porque são uns lambões, mal formados e sem educação nenhuma

    LAMBÕES - Só para não darem mais um passo no cumprimento de sã cidadania

    MAL FORMADOS - não sabem a importância e o mal que o seu acto causa.

    MAL EDUCADOS - tem o mesmo respeito pelos outros que tem com ele mesmo.
    se ele vive na merda os outros também devem viver.

    Gentinha dessa deve ser denunciada sem qualquer receio a quem exerce poder na freguesia.

    ResponderEliminar