quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Será isto um sinal de que estamos fartos de (in)segurança???

Chegou-me via e-mail, este comunicado, que foi transmitido ao executivo da Câmara Municipal de Abrantes e a todos os seus órgãos, na ultima Assembleia Municipal.
De referir que este comunicado foi formulado por um nosso concidadão, que carrega nas suas palavras, o pensamento de muitos de nós, (senão de todos nós).
Engraçados são os comentários proferidos pela Srª Presidente de Câmara (á comunicação social), onde classifica o actual cenário de terror vivido em todo o conselho, como sendo "um assunto que muito provavelmente, envolve quezílias entre vizinhos e não um clima de insegurança geral", preocupando-se antes de tudo, em não transmitir para fora do conselho o cenário de insegurança que se vive dentro do mesmo, ao invés de procurar dar uma resposta á altura.



Caríssimos Abrantinos:
Senhora Presidente da Câmara, Senhores Vereadores:
Senhor Presidente da Assembleia Municipal:
Sua Excelência,
Sr. Ministro do Governo, aqui presente,
Dr. Jorge Lacão:
O Terror instalou‐se em Abrantes Devo dizer que como surdo‐profundo, não me foi fácil perceber a realidade do que se passa nesta cidade, antes de ter mergulhado nela.
Enquanto todos sabem e comentam, as necessidades especiais de comunicação que tenho, que obrigam o interlocutor a escrever num papelinho a sua comunicação, eu pouco sabia…,… até que o meu filho Hugo foi vitima de espancamento, ameaças de morte, extorsão, destruições nos seus bares e perseguição constante para entregar uma mala com dinheiro e um carro…
Não tenho nada contra os ciganos, porque sei que os há bem formados, com licenciaturas e uma vida normal de trabalho, e com boa integração na vida social.
Acontece que, em Vale de Rãs, Abrantes, existe uma comunidade cigana que alberga um grupo de criminosos que aterroriza toda a cidade.
Pois foram estes que cercaram o meu filho, junto de um dos seus bares, cerca de 15 a 20 delinquentes, exibindo armas, e lhe bateram, e… pasme‐se… até o avisaram de que se contasse ao pai, eu que estou aqui presente, quase com 65 anos de idade," lhe cortavam as orelhas e o matavam"…
Pois o terror instalado na mente do meu filho foi tal que, nada me contou, saindo da cidade, em férias antecipadas, levando a esposa, sem nada lhe dizer.
Vim a saber o que se passava por uma senhora da cidade que ouviu falar e me contou.
Procurei o meu filho, já ele estava em casa; e notei nele um olhar tal que parecia saído do fundo de um poço.
Disse‐me que não me queria contar o pormenor de me cortarem as orelhas, mas para eu ter cuidado.
Devo dizer que, no fim da tarde do dia seguinte, numa situação muito perigosa, pois nem a Policia lá vai, fui ao bairro dos ciganos e mandei chamar o chefe do bando, conhecido por Calão; e o Chefe do clã, conhecido por Chico‐Cigano; e lhes disse que não se metessem mais com o meu filho, pois qualquer assunto, seja o que for, de futuro, é tratado comigo e não com ele. Se querem problemas, não se metam com ele; metam‐se comigo. Pois se se meterem com ele, estão a meter‐se comigo e é comigo que qualquer assunto desta natureza tem de ser tratado.
Eu, que já tive 4 Car‐Jacking na forma tentada; e, há 5 semanas, uma tentativa de um 5º Car‐Jacking; para além me ver na contingência de atacar um gang de 5 ou 6 elementos, que na noite de Lisboa espancava um taxista, libertando este; desarmado mas não desautorizado, pois o bando fugiu…
Eu que tenho a idade com que o meu pai morreu, tenho de superar a Policia... e quantas vezes… fui a Policia, nesta cidade e noutras em que tive mesmo de salvar a Policia…, …consegui parar a violência sobre o meu filho, mas não a violência que crassa na cidade.
A violência, com mortes, assaltos, roubos, extorsões e espancamentos por motivos fúteis e pura
diversão, são uma constante.
Por ora, não há militares, sejam Soldados, Sargentos ou Oficiais a sentirem‐se seguros numa visita à cidade de Abrantes.
Mesmo em grupos numerosos, os militares, são provocados, intimidados, ameaçados, e espancados, perante numerosas armas apontadas.
O 2º CMDT dos Páras de Tomar, consta que também foi espancado na cidade de Abrantes.
Policia, Bombeiros, pessoal do INEM, vários empresários da cidade, seguranças e vários cidadãos já foram vítimas de espancamentos, alguns praticamente até o estado de coma.
É óbvio que a Câmara Municipal de Abrantes, se veja preocupada com o possível encerramento do Parque Urbano de São Lourenço, a saída de famílias que já foram vítimas deste grupo, o encerramento de discotecas, e a exclusão da cidade como meio acolhedor para viver, investir e visitar.
Há que tomar medidas.
Propostas Levantamento exaustivo de todas as situações, mesmo que passado que seja o prazo para apresentação legal de queixas.
Reunião com os Comandos Militares da Região, para obter um levantamento exaustivo de todos os casos ocorridos, mesmo que sem participação.
Avançar com uma proposta de estado de sítio…,…e pedir ao Governo uma intervenção militar em força, que controle todos os movimentos suspeitos e faça detenções para revistas.
Possível cerco ao bairro onde se acoita o grupo, com uma duração indeterminada de meses e controle de entradas e saídas.
Rusgas minuciosas para encontrar a droga e as armas que traficam e frequentemente exibem; sem nunca serem encontradas pelos GOES.
Escutas a pessoas chave, mas insuspeitas, que podem estar transmitindo informações confidenciais a estes marginais.
Trabalho comunitário obrigatório para quem goza de subsídios de inserção social mas nada faz nem sequer se inscreve no Centro de Emprego.
Controle apertado de todas as situações de gozo deste subsídio.
E que mais?
Arranjem uma sala e um grupo de pessoas interessadas em receber formação para, caso se vejam envolvidas, saberem lidar com estas situações, pois o problema é o medo que se instalou e torna as pessoas ainda mais vulneráveis.
Eu serei o Líder dessa formação.
E que mais? Ficamos por aqui?
Cabe uma palavra ao poder executivo!
Em força, já!.

Assembleia Municipal de Abrantes ‐ 27/09/2010 ‐ Intervenção pública de
Fernando António Dias Correia

14 comentários:

  1. Óh amigo Lamacheira

    Eu agradecia que désse possibilidade a que nós conseguísse-mos ler as propostas.Do modo que as colocou em post e sem apossibilidade de leitura,mais valia que não o fize-se.Não Acha?!...Coloque lá isso de modo a que possamos aumentar o Zom e muito obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Sr LAMACHEIRA BARCA.

    O que lhe posso acrescentar...!!! Da parte da Presidente da Câmara do N/ Concelho à uma resposta, embora inócua falou. Não satifaz? Claro não!
    instala-se uma comissão, mais uma. Fala-se para cá para lá e afinal não estão fazendo nada.
    Mas dos protagonistas do costume o que se espera! Eu sinceramente não espero nada.

    Tens um tótó d´um presidente de junta que esteve lá (ASSEMBLEIA MUNICIPAL), na véspera da assembleia da freguesia e, quando chegou ao fim da informação que deu à ASSEMBLEIA isso não constava na informação. Mas parece que disse alto e bom som demontrando uma prepotência até então por outros que por lá passaram disfarçada.
    Este diz que quem manda é ele e que faz o que quizer.
    Ao que chegou o Tramagal.
    Um individuo que não sabe mandar na casa dele, que até o que tem, não está em nome dele.
    è preciso lata e com gente com esta lata (sem vergonha), não vamos a lado nenhum.

    Anónimo IDENTIFICADO

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo das 19:12 peço desculpa pela forma como coloquei as imagens, contudo já reparei o erro. Creio que agora é bastante legível o texto na íntegra.

    Caro anónimo das 20:10, creio que em parte tem razão. A brandura com que as pessoas sobre quem cai a responsabilidade de agir em situações como estas, está a propiciar o aumento do número de delitos e também a sua intensidade.
    No passado ocorreram situações tão ou mais graves, envolvendo elementos da etnia cigana (uma delas envolveu os agentes da GNR de Tramagal que se viram em aperto á saída do tribunal de Abrantes, sendo alguns elementos baleados), e toda a situação só se resolveu quando as forças policiais agiram em força e em conjunto, de modo a mostrar a sua verdadeira força.
    Se estes elementos são problemáticos por natureza, (parece que desenvolveram acções idênticas em Bragança, de onde vieram corridos pela população revoltosa) as entidades competentes devem desmembrar o grupo, repartindo-os por várias zonas do país, para que percam a força que demonstram em grupo.

    ResponderEliminar
  4. Lá diz o velho ditado, quando vires as barbas do vizinho a arder vai pondo as tuas de molho.

    Instalam-se no mercado semanal duma forma que só admissível quando o poder caí na lama.

    Qualquer dia tens a rua Eng. Manuel encerrada porque esses trogloditas aqui, já fazem o que lhes dá na real gana.
    Onde está a prepotência do TÒTÒ...!!! Recebe o guito e tem medo. Se tem medo vá para casa de cobardes e subservientes está o TRAMAGAL a abarrotar.

    Qualquer dia o cidadão que esteja a desfrutar da sombra criada pelos panais que eles estendem, terão que pagar a sombra, ou convidados a sair dalí porque lhes estão a estragar o negócio.

    A seguir ao fecho da rua já focada segue-se a rua mercado, a rua da escola e por aí fora.

    E os que têm negócios na rua ficam a chuchar no dedo (Bernadete, casa pássaros café bela).
    Tudo a favor da rapaziada fixe.

    Quando rebentar que seja a sério. Olhem o ditado para grandes males grandes remédios.
    Peço por tudo, que não sejam trágicos. porque com este tipo de gente tudo pode acontecer sem que os motivos justifiquem.

    Cá temos a infração em cima do jardim da junta, temos os orgãos da junta, temos um quartel da
    GNR...!!! Mas coragem ZERO.

    Assim é fácil, comemoramos 100 anos da REPÚBLICO ontem... Mas começo a ter saudades do 24 ABRIL 1974.

    São governantes (governados), a mais e povo a menos.

    ResponderEliminar
  5. òh caro Lamacheira

    Quando me referi ás propostas colocadas em poste e que não se conseguiam lêr,não seria certamente esta carta do senhor Correia mas sim ás "propostas" e decisão da reunião do conselho de segurança onde esteve o alentejano Dr ÁH-CÂO cujo documento assinou.

    ResponderEliminar
  6. BOLAS...!!! É de dar em maluco.

    Apareceu no(lagamart)Um LÍNGUA AFIADA, que pelos vistas já reparou a dita. E ainda bem!
    Parecia um zagueiro a desferir setas de raiva
    para discutir temas zero. O que é Mau!
    Agora aparece o CROMO do PERNAMAROTA.
    Porra...!!! este então é um azeiteiro do caraças.
    desaconselho-o para companhia de alguém. FOGO...!!!

    Aconselho este azeitero a ter paciência.
    acabou-se o tempo das vindimas, mas só páras se quiseres, a apanha da azeitona está para breve.
    Vai preparar a vara e os panais. Vai e não voltes.
    Po....rra! Logo perna e língua.

    ResponderEliminar
  7. Olha nunca mais voltou, nem o azeitona nem o anónimo do tramagal. o tal .... ai Tramagal, Tramagal.

    ResponderEliminar
  8. ESTÀS CÀ TU. E, é o que basta. mas agasalha-te

    Dia 24 deste mês há outra MATINÉ na ARTRAM.
    Aproveita e vai comprar umas sapatilhas para balhares.

    ResponderEliminar
  9. Ó meu atão nã queres vir comigo ó chá daçante?
    até era fixe ó meu... mas tinhas de trazer um vestidinho à manera qué pra animar a malta.

    ResponderEliminar
  10. Vai à farmácia e compra supositórios, pareces-me febril ou então andas com o periodo.
    Seja o que for comigo há sempre soluções.
    Deixa passar 7 dias. Depois vou lá ter contigo.

    Vais adorar.

    ResponderEliminar
  11. Peço moderação nos termos e contextos expostos neste espaço, uma vez que a boa educação cabe em todo o lado. Até aqui. Agradeço a postagem de comentários desde que não ofensivos. Obrigado.

    ResponderEliminar
  12. olha ó meu, não te conheço e se conhecer desde já te digo que despreso gente como tu. Não avanço mais comentários deste tipo porque me és indiferente e estes reflectem a tua personalidade. Leva lá a bicicleta porque és baixo e inóquo.
    Neste mundo ninguém é perfeito e os menos perfeitos são aqules que pensam ser virtuosos.
    Falta de trabalho é o que tens e não devo estar longe da verdade.

    ResponderEliminar
  13. CASA DOS SEGREDOS:

    Espectáculo...!!!

    Vai ao confessionário E carrega na maçaneta.

    ResponderEliminar