segunda-feira, 30 de agosto de 2010

- Onde é que mora o civismo?

Há situações que nos “violam” o espírito de cidadania a um ponto que nos leva a questionar “se merece a pena, muitos de nós, tentar mudar o rumo das coisas no nosso conselho. É que existem coisas que me custam a classificar num código moral imaginário.

Tem sido uma situação recorrente, junto ao contentores de lixo, deparar-nos com acções pouco dignas de um ser humano, supostamente, integrado na sociedade. Desde os apelidados “Monstros Domésticos”, desperdícios verdes (aparas de sebes, ramos de arvores, vegetação vária, lixo amontoado no chão, etc…) tudo aparece depositado ao lado dos contentores de resíduos domésticos, que não sendo removidos desde logo pelos serviços, arrastam uma situação vergonhosa por largas semanas. É sabido que por vezes estas situações são provocadas por elementos que não moram nas imediações do local visado, mas que são, igualmente, membros activos da freguesia e acima de tudo seres humanos (?).

Mais uma vez este atentado ocorreu, desta feita junto ao eco-ponto da Rua da Barca. Como as fotos podem documentar no local não existe nenhum contentor do lixo, só um pilhão, um vidrão, um papelão e um depósito de embalagens (não me lembro agora do nome), mas houve uma alma iluminada que entendeu ser este um bom local para depositar lixo doméstico, no chão. Assim é difícil fazer melhor pela sociedade (se é que ela merece).




quarta-feira, 4 de agosto de 2010

...pelos caminhos iluminados, caminhamos.

Na passada semana a população das Ruas Miratejo e Quinta dos bicos, bem como todos os que por lá transitaram, viveram mergulhados num escuro como o breu, estando a iluminação da rua completamente “OFF” (apagada).

.

Alegra-me contudo, a intenção em compensar a população, por parte da EDP, mas haja decoro… é que há 5 dias que a iluminação está ligada dia e noite.

.

A utilidade desta medida, não consigo alcançar, a menos que seja para nos proporcionar uma viagem por “CAMINHOS ILUMINADOS”.

.

Se assim não for pedia-se o favor de desligarem a luz ou então instalar um interruptor que nós acendemos e desligamos, consoante as necessidades.