quarta-feira, 19 de maio de 2010

E o bairro mais asseado de Tramagal... é o nosso.

Esta é uma conclusão a que a minha brilhante mente chegou, só assim se explica o facto de não possuirmos um único caixote do lixo como o da foto ou parecido.

Nota: Já agora, o espaço verde, retratado na foto, também não existe (alem da erva alta das valetas), se der para dar um jeito....

13 comentários:

  1. O lixo do Tramagal, não é para meter nos caixotes. Está bem assim.
    A política sectária. Os fanáticos partidários. Os gajos que só se preocupam com petiscos e bebedeiras. As associações que são 23 (mais de metade não têm razão de existir)é que deviam ser metidos nos caixotes do lixo.
    É por eles que não evoluímos.
    Andam a falar de tudo mas o mal começa aí.

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo anónimo,
    permita-me discordar com a sua opinião.
    .
    Os caixotes do lixo são para colocar lixo senão colocamos lá o quê? Cerejas? Morangos?
    .
    Quanto aos "gajos que só se preocupam com petiscos e bebedeiras", não me revejo nem sei a quem se refere mas permita-me que lhe recorde os desígnios da terra (VILA CONVIVIO).
    .
    Quanto ás associações que não têm a razão de existir, relembro-o e convido-o a pesquisar que se não focem estas associações e as suas iniciativas já teríamos perdido o titulo de VILA CONVIVIO.
    .
    A razão de não evoluirmos pode passar pela curta visão das pessoas retrógradas.
    .
    Contudo, é uma opinião e vale o que vale. Continue a aparecer.

    ResponderEliminar
  3. Amigo LAMACHEIRA.

    Permita-me abrir neste assunto mais um parêntis (...!) e, que me perdoe esta minha insinuação.
    Para mim o verdadeiro lixo não é aquele que vai para os contentores. esse é reciclado. Entende?
    O verdadeiro lixo afinal para mim, continua a ser as referências no meu comentário (1º).
    Se sou retrógrado? è um problema meu. Mas eu também o entendo a si.
    Quanto a nossa terra ser reconhecida por VILA CONVIVIO? Também acho..! Mas pelas piores razões. É nesses termos que se referem os comentaristas? Ou não!!!
    Sendo a única VILA no concelho (e designada por VILA CONVIVIO). Como sede de freguesia, 23 associações (algumas delas com muita visibilidade, qualidade e, antiguidade), outras para quê? Não brinquem.
    O que seria relevante e importante era o convivio operacional e não o do BLÁ BLÁ com copos à mistura.
    Exemplos:
    quem não apoiar a minha associação é contra ela. Quem não for do mesmo partido é contra ele. Quem não for meu amigo não presta, quem não andar nos copos é atrazado, etc.
    Acha que o TRAMAGAL assim reune concensos para evoluir? eu acho que não.
    Na minha modesta opinião, Sempre entendi que quando começaram a germinar algumas das ASSOCIAÇÕES locais, disse cá para os meus botões; mais uma falsa partida. E para mim confirmou-se.
    Estamos muito divididos amigo LAMACHEIRA. Lembre-se daquele velho ditado. Dividir para reinar. A união é que faz a força.
    Temos muitos cabeças, mas com pouca cabeça.
    Um abraço para ti
    Ser retrógrado não é ser desleal, muito pelo contrário. Eu prefiro ser leal.

    ResponderEliminar
  4. O adjectivo "retrógrado" não foi direccionado ao amigo, mas sim a quem tem o dever de promover a viabilidade para o desenvolvimento ao invés de se fechar no seu quintal para que o seu mundo não se altere.
    Em relação às associações, são muitas (é verdade) mas quase todas tem finalidades diferentes e propósitos diferentes.
    Confesso contudo que a ideia de as agregar todas numa só associação me agrada extremamente (á semelhança do que aconteceu á uns anos atrás, e que ainda não percebi porque não se concretizou), tal como ao invés de existirem 3 ou 4 “Festas de Verão” deveria de existir uma única festa que agregasse todas as comemorações, que se promovessem as particularidades da terra e o tradicionalismo (era bom não esquecer as nossas raízes).
    Beber copos, todos bebemos, mas se fossem para comemorar o nosso desenvolvimento, saberiam muito melhor.

    ResponderEliminar
  5. Amigo LAMACHEIRA BARCA.

    És um jovem TRAMAGALENSE que conheço e revejo no melhor dos sentidos e, o Tramagal precisa como do pão p´rá boca de ti e de todos os jovens. Precisa de se modernizar nos conceitos, ser-se humilde e trabalhar nem que seja pouco. è melhor que nada.
    Volta atrás e revê a história da ASSOCIAÇÃO LAMACHEIRA BARCA (aquela história que vem no jornal ABARCA..! 50 anos de associativismo), achas?
    Eu já comia o pão que o diabo amassava nessa altura, e o que confirmo dessa história é que alguém que quer protagonismo se pôs a inventar e a dizer o que lhe apeteceu, porque sabe que não vai preso.
    É caso para dar vivas à associaçao de CHÃO de LUCAS, do BAIRRO DA BURRA, do BAIRRO DOS PASSARINHOS, da RUA MIRATEJO, etc.
    Porque onde se faz casas nasce automaticamente uma associação. Será?
    Amigo LAMACHEIRA há 50 anos estava-se no fascismo. Associações? Onde? na Lamacheira. E já era tarde.
    Valha-nos o papa.

    UM ABRAÇO para agora, porque um dia se o admitires discutiremos em conjunto esta e outras idéias

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo,
    Não digo que não tenha razão, á 50 anos eu não estava por cá e do antes do 25 de Abril de 1974 também não, do que do regime, só sei aquilo que consigo pesquisar e o que me vão contando (uns condenam outros defendem, enfim)...
    Aquilo que escrevi e o que publiquei por cá tem por base um texto, que certamente já leu mas que lhe deixo a morada:

    http://forumparaacidadaniadostramagalenses.blogspot.com/2009/06/intervencao-do-presidente-da-direccao.html

    Também não creio que á 50 anos estivesse formada uma associação nos parâmetros que temos hoje, nem sei quantas seriam as pessoas que habitavam o bairro na altura, não sou 100% a favor com o que se faz na associação, nem tão pouco conheço na totalidade quais os seus intentos, confesso mesmo que antes de me deslocar para esta "zona habitacional" tinha alguma relutância em relação á dita associação e tudo o que a envolvia. Hoje sem a querer defender, uma vez que nela até sou pouco participativo, não posso deixar de enaltecer o ambiente salutar que se vive no ceio da comunidade, existe um espírito bairrista que nos dias que correm é difícil de encontrar e acho que é este espírito que nos faz falta para unir as pessoas do Tramagal inteiro e não só os da Lamacheira e Barca.
    Quando criei este espaço o intuito não era o de promover a associação, mas sim tudo o que envolve a comunidade ribeirinha; as iniciativas; os problemas; os desejos; divulgar o que temos de bom, de único; as pessoas que marcam a comunidade; as paisagens; O Bairro da Lamacheira e a Rua da Barca.
    Penso que o exemplo de união pode ser este,...
    penso...

    ResponderEliminar
  7. Amigo LAMACHEIRA.

    Como é referido no jornal ABARCA. A associação nasceu por escritura pública em 23Janeiro 2003. Esta é a única história da referida ASSOCIAÇÃO.
    O resto são histórias para adormecer.

    Ah..! O clubinho Era bonito..! Garotos a organizar o pequeno arraial. Começou na brincadeira e pegou. Fixando-se (a festa)na mesma data de todos os anos, com sardinha assada, musica por gravador ..! Era lindo de se ver e assistir.
    Foi então que vieram os maduros colher os frutos.
    E se as gentes (não estes) da LAMACHEIRA se uniram para fazerem as suas casas, era porque Sabiam que assim seria mais fácil conseguir os seus objectivos. Assim como os maduros hoje que dirigem a sua associação (LAMACHEIRA E BARCA),
    souberam porque dividiram o Bairro onde moram. Para reinarem.

    Amigo LAMACHEIRA:
    No BAIRRO DA LAMACHEIRA, respira-se invejas, vaidades, ódios, falsas amizades. Oh meu Deus..! É de mais.

    O CLUBINHO acabou. Nunca mais ninguém conseguirá promover a concórdia. Nem mesmo os seus fundadores (o CLUBINHO), na medida que os adultos e interesseiros (seus pais) trataram de os pôr à briga uns com os outros.

    Para fazerem FESTAS (musica contratada)a coincidir com as do CRUCIFIXO e excurções, valia mais estrarem quietos.
    Isto que acabo de expôr, organizada pelos garotos..! Era bonito.
    Por adultos..! É duma pobreza e afins.

    O TRAMAGAL precisa de muita coisa. Não esquecendo claro, os verdadeiros contadores da sua história (TRAMAGAL).

    ResponderEliminar
  8. Como referi á 50 anos, não sei como era. Á 20 anos talvez nem tenha grande noção, mas vou ouvindo história e vou tirando as minha elações, umas mais certas e outras menos, mas se não acreditar no que me dizem tenho de pensar que o Salazar era um "gajo justo".
    Como também referi nem contudo sou de acordo e a parte da história, em que os adultos "roubaram" a iniciativa do clubinho, não me agrada minimamente tal como não me agrada (porque a história tem muitas semelhanças) o que aconteceu ao TIC do primeiro ano para o que aconteceu para o segundo.
    O facto das festas coincidirem com as do Crucifixo deixe que lhe diga que durante a minha meninice nessa altura havia festa dos santos populares em quase todos os bairros (Rua da Penha, Lamacheira, Bairro dos Passarinhos, Largo das flores, Largo dos Combatentes, SAT) e nunca ninguém se queixou. Á cerca de 15 anos para cá deixaram-se de comemorar os santos populares em Tramagal á excepção da Lamacheira e ao que parece o caso da concorrência vai ser alargada este ano porque o Sr. presidente da junta quer retomar a tradição da sardinhada no Largo dos Combatentes).
    E esta, em!!!

    ResponderEliminar
  9. Então um viva para o nosso presidente.

    Quantos às festas dos santos populares na terra, Sim..! as do meu tempo.
    Eram promovidas por todos os moradores das respectivas ruas. todos sem exceção. Sabia? Se calhar não.
    Não havia explorações, nem lucros. Sabia? Se calhar também não.
    Mais, a festa começava a partir de uma fogueira de alecrim que os moradores da rua iam apanhar á charneca e acabava, quando não havia material (alecrim) para a alimentar . Sabia? Se calhar também não.
    Também se jogava ao LENÇO, à PELA, ao PEÃO. E, quando havia um baile ou matiné na SAT OU TEATRO era o delirio, cá da malta. Sabia? se calhar ouviu dizer..! Eu não? vivi esses belos tempos.
    Só quem não os viveu é que acredita nos inventores de histórias, que andam por aí de associação em associação a olhar para o seu umbigo.
    A SAT devia ser destacada. Ser o ponto de encontro dos TRAMAGALENSES

    Amigo LAMACHEIRA tirando a SAT, SUC, COLUMBÒFILOS, DADORES de SANGUE, AGRUPAMENTO ESCOLAR, RÁGIDE TÁGIDE, RANCHO FOLCÓRICO, JORNAL ABARCA, AGRUPAMENTO DE ESCUTEIROS. Na minha opinião são os que me merecem boas referências.Outras há que também abrangem áreas importantes, mas não vejo trabalho. deram-lhes medalhas demasiado cedo, hoje restam as nódoas.
    E esta emm!!!

    UM ABRAÇO

    ResponderEliminar
  10. Ainda me lembro de participar e de ajudar a organizar festas dessas. Na Rua da Penha eram produzidas pelas crianças que iam ao rosmaninho, faziam as bandeiras em papel de listas telefónicas e revistas(TV Guia) coladas com cola de farinha com agua em cordéis de fio de coco. Bons tempos. De tudo o resto só sei do que me contam dada a minha tenra idade na altura.
    Mas e hoje...
    Nada. Ninguém se mexe para fazer nada. É por isso que considero a iniciativa da Ass. Lamacheira e Barca importante para que se possam comemorar as datas na vila. Tenho pena também que o espirito de outrora não se viva hoje, sem interesses.
    Em relação as associações que referiu tenho pena por exemplo que a ultima esteja em vias de desaparecer, quanto a "outras dessa lista" revejo-as tal como sr. vê "outras" existentes na vila, subsistem devido ao facto de quem as dirige à longos anos extrair dividendos das suas actividades (com conhecimento de causa, pois já fiz parte de algumas).

    ResponderEliminar
  11. Um abraço LMACHEIRA.
    Afinal entendemo-nos.

    Como te disse num dos comentários, o TRAMAGAL precisa dos novos. Força.

    Por aqui me fico .

    Sefini.

    ResponderEliminar
  12. Esta coisa do lixo e de outros lixos mais complexos,aqui no Tramagal,só revelam o que anónimo de de 23/5 00.23 diz e com alguma razão.Este povo tão acomodado, faz lembrar a história do indivíduo que gritáva com dôres,porque estava sentado em cima dos "TOMATES" e não se queria levantar.

    ResponderEliminar
  13. Não podia deixar de comentar estes comentários do ANÓNIMO que é certamente um habitante da Lamacheira claramente contrário à ASSOCIAÇÃO CONVÍVIO - LAMACHEIRA E BARCA. Porque é contrário não sei, mas é certamente alguem no minimo com problemas de tolerância; se tivéssemos aqui mais do que uma raça em jogo estariamos a falar de racismo, como estamos a falar de uma associação que mais não faz do que reunir quem se quer associar no mesmo espírito, só posso dizer que se não quer, deixe quem queira.
    Este anónimo também só vê o que quer ver, penso que tem essa opção de escolha(na minha terra havia uns animais que lhes colocavam um adereço próprio para verem só numa direcção), pois se quisesse ser claro e verdadeiro referiria aquilo que a Associação Convívio - Lamacheira e Barca diz, e que não é certamente a sua existência de 50 anos; como referiu num dos comentários posteriores a associação existe legalmente desde 23 de Janeiro de 2003; o que foi assinalado foram 50 anos de associativismo na Lamacheira, 50 anos estes que foram vividos em associativismo puro sob várias formas, e antes do 25 de Abril sim senhor, sem medo de ninguém. Ainda há pessoas vivas que fizeram parte desse grupo:
    - Em 1959/1960 os moradores uniram-se para melhor conseguirem os seus objectivos, e assim resolveram a questão do abastecimento de água através da ligação à rede entre outras necessidades que também conseguiram. É claro que a palavra associativismo nem sequer era conhecida por esses nossos conterrâneos.
    - Este grupo, reforçado com novos moradores na altura do 25 de Abril lutaram e conseguiram a satisfação de outras necessidades (Rua da Lamacheira, telefone público, recolha de lixo,...)
    - Seguiu-se o Clubinho com os seus objectivos juvenis
    - Ao Clubinho sucedeu o Grupo de Jovens, um pouco na linha do Clubinho
    - Com o Grupo de Jovens começaram a interagir os pais e daqui nasceu a Associação Convívio - Lamacheira e Barca.

    Foram todas estas formas de associativismo que foram assinaladas e referidas, sem excepção e com orgulho.
    Onde é que está o mal disto?

    Para festejarmos o Natal, o 5 de Outubro, ou o 1º de Dezembro, também é preciso ter vivido essas datas?

    Porque não vivem e deixam viver? Não estamos em democracia?

    E que tal esse amigo ANÓNIMO começar a fazer alguma coisa para melhorar o nosso convívio?

    ResponderEliminar