sexta-feira, 28 de maio de 2010

"Se puder" dê lá um jeitinho

Tento por norma não atacar o executivo da junta de freguesia local, compreendendo as suas limitações de acção, e alias, nestes primeiros tempos até me têm surpreendido pela positiva (numa época de vacas magras, lá conseguem ir fazendo alguma coisa, com os fracos recursos financeiros disponíveis).
Contudo, desta vez faço um pedido ao executivo da Junta de Freguesia de Tramagal, "se puder" dê um jeitinho na erva que quase encobre o sinal que se encontra no cruzamento da Rua da Barca com o Bairro da Lamacheira.

Ciente que nem tudo pode saltar aos olhos do executivo, voltarei a fazer referencia a algumas anomalias que podem "levar um jeitinho".

Convido-o aliás, a passear mais vezes pelo nosso bairro, de modo a ir dando conta dos nossos problemas (à semelhança do que fez, e que fizeram, todos os outros candidatos á junta, nas ultimas eleições).

Desde já obrigado.

13 comentários:

  1. Inteiramente de acordo e bem observado.
    O bairro sempre foi, infelizmente e não sei porquê, o parente pobre da freguesia.
    Foela Nuno.

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa. Queria dizer FORÇA NUNO.

    ResponderEliminar
  3. Pegando no comentário do meu amigo Abílio, ainda acrescento: de acordo com o jornal da ABARCA nº250 de 20 Maio 2010 em que faz referência do esforço empreendido (trabalho, dinheiro e luta) das suas gentes. Com fotografia e tudo. Mas não é deles que estou a referir-me é os outros(que não estão na foto) para ser o que é hoje
    No tempo em que era um por todos e todos por um, aquelas canas à volta do sinal morriam à nascença. e ninguém se lembrava ou responsabilizava a junta. Isto acontecia quando se associavamo-nos sem ser preciso associações. Hoje criam associações, Para mandar recados.
    Amigo LAMACHEIRA 1/2 ou 1 dúzia de canas? Ainda por cima verdes. Até à mão dobrando-as elas se tiram.
    Os velhos obreiros do bairro ainda vivos devem sentir vergonha destas modernices.
    A JUNTA DE FREGUESIA não pode andar ao toque do clarim. Até porque ele não pára de tocar.
    Sabem o que vos digo: aqui idéias. Nas ASSEMBLEIAS DE FREGUESIA apresentar trabalhos para que se façam. Críticas ou elogias do que se fez.

    NUNO um abraço, cá do amigo.

    ResponderEliminar
  4. Caro anonimo das 14:50

    As canas e o sinal são apenas o inicio do estado de depreso em que se encontra toda Rua da Barca até ao porto da barca. As valetas estam repletas de vegetação.

    Aceito que a junta não possa andar a toque do clarim, como referiu, e no post faço somente um alerta sem ofenssa.

    Em relação ás assembleias de freguesia já tenho esposto a minha revolta devido ao facto de ser pouco divulgada a sua realização á população e inclusive á comunicação social.

    ResponderEliminar
  5. Amigo LAMACHEIRA (Nuno)

    No que diz respeito ao clarim. Não só peca por estar sempre a tocar, como toca em todas as direcções. Até atrapalha...! gostavas de ser dirigido desta forma? Ponho-te a questão...
    De certa forma aceito a critica sobre a falta de publicidade das assembleias à população.
    Não sendo publicitada fere de forma gravosa o direito da população consignado no Decreto-Lei nº 169/99 com as alterações da Lei nº 5-A/2002.
    Consultando a mesma. No artigo 13º, ponto 1, assim como no regimento da própria ASSEMBLEIA FREGUESIA. No artigo 18 ponton 4. Verificará que está no direito de se manifestar e intrepolar o executivo sobre esta desobediencia à lei. E exigir que se cumpra as formalidades legais.
    A continuar como o amigo advoga, pode-se entender que a lei não se cumpre porque este cumprimento tinha como intenção: informar? E quem... a população!!! Como não merecem consideração,(porque só quem os anafa é que merece informação), Ficam às escuras (penso eu que eles pensam assim).
    AMIGO LAMACHEIRA. Aborde um dos (ou todos)que representam a N/ASSEMBLEIA, exponha-lhe o assunto, e aguarde pelo resultado.
    Porque esses também são responsáveis (até mais responsáveis) pelo incumprimento de que o amigo se queixa.

    Leva lá um grande ABRAÇO.
    Vai em frente que eu sei que consegues. Um amigo

    ResponderEliminar
  6. Amigo LAMACHEIRA.

    O amigo reporta-se no comentário das 07.30 ao anónimo das 21.55 e não ao Abilio que comentou às 14.50!!! Certo?

    Bem como se costuma dizer razões leva-as o vento.
    O desprezo que o amigo lamacheira revela, a que foi votado a rua da barca, penso ser um considerando grosseiro. Mas não o classifico de maldoso.
    Agora para parafrasear: o Tramagal parece um quartel de bombeiros com muitos fogos à sua volta e, os fogos mais distantes são os ultimos a ser atacados. É, não é?
    Encaixa que nem uma luva à actualidade no cabeço.
    Ter em atenção que os nosso bombeiros foram convidados(portanto colocados), pela srª presidente da câmara. E aqui sim foram abandonados. Eles e mais uma vez a freguesia.
    Somos todos desconsiderados... Sabes porquê?
    porque esta indiferênça, ou desprezo como queiras. Tem leitura politica. A retaliação. Passo a expôr a minha opinião;
    O TRAMAGAL foi para as urnas com 3396 votantes.
    Sabes quantos votaram no partido da PRESIDENTE 710. Sabes quantos não votaram na SRª PRESIDENTE 2.686. É obra!!!
    Esperavas o quê? A SRª não pode estar disponivel para uma freguesia com este comportamento eleitoral em relação à sua pessoa.
    Portanto vamos receber muitas surpresas e todas elas disfarçadas com o PEC.
    Como já se instalaram não se preocupam com o respeito que têm ou deveriam ter de distribuir de igual forma pelas freguesias.
    Um presidente de CÂMARA com 10 mil ou menos eleitores tem um ordenado de 3.053,00 euros (610.600$00 contos). O municipio tem 36.872 eleitores.
    os nossos representantes também ganham dinheiro. Foram porque quizeram. Á que exigir-lhes trabalho, respeito e consideração.
    MAS também com respeito, consideração pelo que representam (legitimos representantes da freguesia).
    Achas que em função de... com os vícios herdados e bem instalados... as desculpas esfarrapadas. Sempre as mesmas que são as responsáveis à falta de iniciativas e trabalhos. como tem acontecido sempre.
    Se não estiveres próximo, olhos nos olhos, conversar com frontalidade. A carta nunca chega a Garcia. a desculpa de não saber, não ouvi, não vi, etc. estará sempre, como sempre presente. São hábitos que se ganham e nunca se perdem

    ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  7. Os fogos espalhados pela freguesia têm, varias causas, muitas delas transitaram do passado.
    .
    O que tento aqui expor não são criticas destrutivas á actividade do executivo, mas antes chamar a atenção, lembrar ou recordar e mostrar que uma parte do povo não dorme.
    .
    A questão da falta de comparência nas urnas não se resume ao Tramagal e as suas gentes, é um mal nacional e em todos os processos eleitorais. Essa falta de presença junto das urnas, reflecte o descrédito em que os nossos políticos caíram pós 25 de Abril de 1974.
    .
    O sinal de revolta de alguns é pouco, bem sei, mas é com o que podemos "lutar" para tentar acordar o resto da população.

    ResponderEliminar
  8. Amigo LAMACHEIRA.

    O que se passa consigo? As suas últimas intervenções estão áquem do que eu esperava.
    intervenho como anónimo mas sou um amigo. Esteja à vontade e diga com frontalidade aquilo que lhe vai na alma.
    Sem ofensa. O amigo está-me a fazer lembrar com esta sua brandura, o lider do BLOCO (FRANCISCO LOUÇÃ). quando intrepolou o Sr SÓCRATES na assembleia intervindo da seguinte forma:- O SR ESTÁ A FICAR MANSO. Também sei que surgirá na sua mente por impulso, a resposta. Foi por entre os dentes mais parecia um murmurio, mas chegou a todo o lado do país e até além fronteiras, como se fosse uma bomba.

    Amigo LAMACHEIRA.
    comentei-lhe o ordenado mais baixo que um presidente de câmara ganha. à outros? Este reporta-se a câmaras com o Nº eleitores de 10.000 ou menos eleitores. A partir daqui è sempre a subir...! O nosso concelho tem 36.872 eleitores.
    Um presidente de junta a meio tempo (a meio tempo. Digo) ganha 610.03 euros. Quanto ganho um funcionário da MITSHUBISH a tempo inteiro? se não sabe, Eu só lhe adianto que: para uns será um pouco mais para outros um pouco menos. Em média ganham 600.00 Euros em 176 hora, a toque de rigores, cumprimentos e responsabilidades enormes.
    E qual é a diferença do funcionário e o presidente da junta. Engraçado..! até podem ser a mesma pessoa.... Deixo-lhe a sugestão...! para que faça a sua análize; Porque a minha passo a relatar: Com o rigor que não apresentam, com a qualidade do trabalho que não têm , com as responsabilidades e respeito que que deveriam ter para a freguesia e não se esforçam.
    Só à um caminho. EXIGIR ,EXIGIR. EXIGIR.
    Eles comem pelo meio tempoa, aquilo que para muitos seria óptimo a tempo inteiro.
    Você é novo LAMACHEIRA. Está na sua hora de avançar. Os garotos que têm agora 10 anos de idade, daqui a 8 anos estão a votar os que têm 14 terão a votar daqui a 4 anos. Têm que começar a ter referências. Esta é a melhor altura para receberem ensinamentos para começarem a perceber que o seu futuro estará conprometido se não se começar a obra, quando se é novo. Presentemente neste país é desgraças em cima de desgraças.

    AVANÇA TENS OS INGREDIENTES FUNDAMENTAIS: És novo. Precisas de trabalhar. Tens uma familia que precisas de proteger, Etc. E, falta-te todo tempo do mundo para atingires a idade da reforma. FORÇA acorda e trabalha a juventude. É assim que começam os líderes.

    ResponderEliminar
  9. Amigo anónimo das 11:04

    A liderança por si só é um posto vazio. È necessária uma equipa, que se entenda e que partilhe objectivos. Já fiz parte de direcções que correram mais ou menos bem, e quando correram menos bem, cheguei á conclusão que foi derivado a diferentes objectivos no seio da direcção. Com isto não vou defender que a minha visão era a mais correcta, mas era a que eu achava, mais justa para com todos.
    Adiante,
    Tudo o que me referiu em relação ao vencimento de um presidente de câmara, é verdade e com eles não creio que tenha vindo a "ser manso", praticamente todas as criticas que faço em relação ao que de mal encontro em Tramagal, tem a direcção da Câmara Municipal.
    Ao Presidente da Junta tenho lançado alertas do que com a “prata da casa” se pode ir fazendo aqui e ali, pois tenho noção da crise económica em que o país está mergulhado, ao que seria demasiado hipócrita e meramente uma acção politica exigir o inexequível neste momento por falta de verbas para obras publicas, ainda que de media/pequena dimensão. Assim ao que atrás referi, quando elogiei o trabalho apresentado pelo executivo da Junta de Freguesia não foi mais do que um reconhecimento da obra feita com os fracos recursos financeiros da junta.
    Respeito contudo a sua revolta e desejo que continue a aparecer por cá e a “opinar” de acordo com as suas ideias.

    ResponderEliminar
  10. Amigo Lamacheira Barca.

    Por vezes fico aparvalhado com os elogios
    (ainda bem que poucos e de poucos), que se faz ao executivo da junta. E porquê?
    O amigo LAMACHEIRA BARCA, já reparou que o que se tem feito na nossa terra são caiações, varrer ruas e cortar erva. Acha (ou alguém pode achar) que é um grande trabalho?
    Por favor... a junta de freguesia tem um nº de funcionários activos, para fazer mais e bem mais. O que até agora têm feito são os serviços minimos obrigatórios. Estarei errado?
    Os DUMPER`S parecem viaturas de transporte público sempre super lotadas de passageiros.
    Os varredores ou varredoras andam sempre aos pares para não se perderem. Conclusão..! tudo ao monte. Francamente!
    Que desenvolvimento, informação ou interesses teve, têm ou você acreditará que possa vir a ter, a nossa freguesia quando não temos responsáveis com liberdade para trabalhar por ela. Eles não dão e a junta não pede Questioná-los, incomodá-los e lutar com diplomacia e também com a vaidade de sermos sucessores de gentes com passado glorioso.
    Nunca me poderei esqueçer que a 150Km da minha freguesia, um dia procurei trabalho. Disse de onde era e onde tinha trabalhado.
    resposta em cima da entrevista: entra já segunda feira. Estavamos numa quinta-feira.
    Para que o amigo LAMACHEIRA não tire conclusões percipitadas. Pretendo sòmente reforçar que o trabalho até agora apresentado (feito) representa os serviços minímos obrigatórios. è preciso mais, mas bem mais, para sair desta penumbra.
    Não vejo mato de onde sai lobo.

    É fácil a qualquer cão
    Tirar cordeiros da relva.
    Tirar a presa ao leão
    É dificil nesta selva.

    António Aleixo

    Um abraço AMIGO LAMACHEIRA BARCA

    ResponderEliminar
  11. Em parte até lhe dou razão; são serviços mínimos mas e verba para mais???
    Há??
    Não há, não é verdade?
    De realçar que durante o executivo passado nem os serviços mínimos eram assegurados atempadamente.
    A falta de realização de obras de maior envergadura não se prenderá com a falta de apresentação de projectos e candidaturas?
    Acho que foi aqui que o anterior executivo falhou em grande escala. Desde a apresentação de projectos até á sua consumação, percorre sempre um intervalo de tempo, que até ao momento este executivo não teve.
    Temos de dar tempo para ver a "massa de que o homem é feito".
    Se ele tiver estado com atenção a Sr.ª Presidente da câmara passou-lhe a bola para a requalificação por exemplo do Porto da Barca, agora é preciso ele se "mexer" para as coisas andarem.
    De tudo o que mais me agasta ver não é os funcionários aos pares mas sim um “capataz” sem fazer nada a guardar os trabalhadores. No tempo das colónias até se aceitaria para guardar os escravos, mas em pleno século XXI é ridículo. Se os trabalhadores não rendem o desejado, sofrem o mesmo que o resto da “plebe”, RUA.

    ResponderEliminar
  12. Amigo Lamacheira.

    O amigo duma forma objectiva diz que não à venbas para mais. Não concordo com o meu amigo. Porquê?
    Por uma das muitas razões. esta:- o executivo da junta por à disposição para o concurso de marchas populares 500 euros.
    nesse bocadito vai-se apresentar a concurso as marchas da ARTRAM, CRUCIFIXO e NOSSA Sª OLIVEIRA.
    Se reparar, a ordem como estão mencionadas, assim será a classificação.
    A única coisa que não me cansa desse mini espectáculo (pobre espectáculo), para o qual considero uma ofensa o dinheiro atribuido. É ver a felicidade do JOAQUIM TRAVASSOS e, outros travaços. E o contrário. A vaidade dos que se parecem mais evoluidos que os travaços. Fazem daquele espectáculo uma montra que considero triste.
    Seria uma das muitas obrigações que as associações deveriam ter. Estar presente e poiar desinteressadamente a autarquia, principalmente no dia da sua ELEVAÇÃO a FREGUESIA e nas festas da Nªsª OLIVEIRA.
    Portanto AMIGO LAMACHEIRA mal empregado o dinheiro para marchas tão desafinadas.

    Um abraço para ti LAMACHEIRA e para todos os travaços. Nos quais eu também me incluiu de ir ver um espactáculo, não que me interesse, ou sequer diga alguma coisa. Mas porque a data e a terra merecem a minha disponibilidade.

    ResponderEliminar