terça-feira, 1 de junho de 2010

Ai Tramagal Tramagal... o que é que estás á espera...

Está aí o verão, o calor aperta e começa a apetecer dar um mergulhinho no Tejo, mais propriamente, neste caso, no Porto da Barca (sempre com muito cuidado, não se vá dar com a moleirinha no fundo do rio ou numa pedra).

Contudo o aceso como está, só dá para quem tiver um carro todo-o-terreno, dado o estado do caminho.

Por mim tudo bem, safo-me, mas e o resto da população?

Pergunto se a câmara, já que não requalifica o Porto da Barca de Tramagal (um dos poucos “senão o único” que não mereceu até a data qualquer intervenção camarária em todo o concelho), não podia enviar máquinas para pelo menos endireitar a via?

“Poder podia, mas não era a mesma coisa.” E era isso que se pretendia, que não fosse a mesma coisa.

Já agora, a rampa de acesso ao rio parece a “amazónia”, para se chegar à margem só de catana em punho, se não for pedir muito “era só um jeitinho”.

19 comentários:

  1. Realmente é uma pena esse pequeno tesouro estar como está. É como costumo dizer: pequenas obras sem grandes gastos resultam sempre bem.
    Há também o porto de Rio de Moinhos que tem sido objecto de promessas em campanhas eleitorais tal como o "nosso porto da barca".
    O que não há dúvida é que era preciso fazer algo nesta zona tão querida dos Tramagalenses.
    Não há que desesperar e ter esperança no futuro!

    ResponderEliminar
  2. Então...
    Está tudo impaciente ou Kê? Vamos lá pedir uma coisa de cada vez!...Não acham?...Eles assim não conseguem concentrar-se para tão necessários feitos e aí na BARCA, que eu saiba não irá existir visitas VIPS, nem tão pouco irá ser içada BANDEIRA AZUL!...Calma meus amigos, deixem lá caiar os muros e as frontarias na periferia do edificio da junta de Freguesia,e depois veremos.Ou isto já é mesmo a ALCOLÓ (BRIGA)como diz o cidadão abt?!

    ResponderEliminar
  3. Aquilo que a foto documenta,não é um agudieiro?
    Bolas p´rá rapaziada da passarada. Podiam alizar o terreno depois da caça à agúdia.
    Toca o clarim. Toca o barimbau. Meninas da terra têm o cu de pau.

    O PEC I , PEC II , PEC III, já têm. Agora venha o PEC IV, PEC V, PEC VI, etc.

    ResponderEliminar
  4. Com tanto PEC,
    Bom, bom era estar tudo impec (de impecavel)

    ResponderEliminar
  5. Realmente o estado da estrada é lastimável...moro tão perto e à anos que não vou à Barca!O estado da própria Barca nem sei como é actualmente, mas é triste ver a OBRA MAGNIFICA que se fez no Rossio ao Sul do Tejo ( o chamado Aquapolis), e aqui no Tramagal nem existir umas mesinhas e uns banquinhos à beira rio para uns piqueniques...

    ResponderEliminar
  6. Nem estrada "vizinho" anónimo das 20:57, o que temos é um caminho de cabras.

    ResponderEliminar
  7. Faz-me lembrar o caminho para o rio JORDÃO.
    O Rio onde Moisés baptizava quem se quizesse converter.
    Só que a água do rio vem contaminada de ÁQUAPOLUS, EXTRAÇÃO de AREIAS e AÇUDE. E ainda para mal de quem for baptizado. Há o risco de o BAPTIZADOR encher a concha da mão de água para colocar na testa do novo crente. E esta em vez de água traga o PINA da COSTA(o terror dos fontanários do concelho).

    ResponderEliminar
  8. AFINAL O QUE É QUE O COMENTADOR DAS 20:57 PRETENDE?! UM INDIVIDUO QUE DIZ MORAR NA ZONA, AFIRMA NÃO IR Á BARCA Á UNS ANOS ETC ETC,CONCERTEZA QUE TAMBÉM NÃO SERIA NECESSÁRIO UMA INTERVENÇÃO AO NÍVEL DO AQUAPÓLIS PARA LÁ SE DESLOCAR!...ÓH SENHOR COMENTADOR!...UMA VEZ QUE A PONTE JÁ É UMA MIRAGEM,RECLAME MAS É UM TELEFÉRICO DESDE O CABEÇO DO MOINHO DE VENTO ATÉ AO CASAL DA PRETA, COM UMA TORRE (ESTAÇAO)INTERMÉDIA QUE LHE GARANTISSE O ACESSO Á BARCA.ASSIM PENSO QUE SERIA UMA OBRA VOLTADA P´RÓ FUTURO DESENVOLVENDO O TURISMO LOCAL E REGIONAL.AGORA MESAS E BANCOS?...ENTÃO O SENHOR ESCARÓLA NÃO TEM LÁ DISSO???

    ResponderEliminar
  9. Tem razão caro amigo anónimo das 00:56, á que pensar com visão no futuro.
    E que tal uma passadeira rolante até á barca???

    ResponderEliminar
  10. Só me apetece dizer um palavrão.
    A junta não requalificou nem um pouquinho a LAMACHEIRA e BARCA.
    Então as famosas festas ali feitas não mereciam este ano um esforço autárquico. Digo que mereciam porque agora é tarde.
    que ingratidão para com uma associação no ano que faz as suas bodas de ouro. 50anos de associativismo é muita ano. Não É?

    Há lutas por mil doutrinas
    se querem que o mundo ande,
    façam das mil pequeninas
    uma só doutrina grande.

    ANTÓNIO ALEIXO

    ResponderEliminar
  11. Caro anónimo das 00.56
    Desculpe ter de rectificar o nome do apóstolo que procedia ao baptimo no rio Jordão.Para seu conhecimento chamava-se JOÃO BAPTISTA mas sem (PICO). Não sei se fui suficentemente esclarecedor.

    Um abração
    Cá do sul okê?...

    ResponderEliminar
  12. Amigo Lamacheira e Barca.

    O meu problema consiste sòmente na preocupação do petiz a baptizar levar com o Pina da Costa (antes vereador e vice presidente da câmara, actualmente presidente de adminstração dos SMA), na testa.
    Tanto se me dá que o Baptizador seja João Batista,com pico ou sem pico, D´atalaia, José baptista Ou lá quem seja. Baptizado p´rá frente, mas vejam o que a concha da mão traz se for o Pina... Lagarto ,lagarto dêem-lhe uma coça.
    gente dessa não queremos por cá.
    è o Pina o meu (o nosso), problema. O homem não deixa pôr os fontanários a funcionar. Devia ser posto no deserto para morrer à sede.
    Se calhar os nossos empregados dos serviços municipalizados. e ele também faz parte têm a água de borla para todo o serviço incluindo piscinas.
    Entendeu LAMACHEIRA? Um dos nosso, problemas è o Pina que o criou, quando vereador e o mantêm como presidente dos SMA,
    O homem está sempre no lugar certo quando toca a atingir os propósitos dos TRAMAGALENSE.
    ABAIXO O PINA DA COSTA AVANTE COM OS BAPTIZADOS.

    SAUDAÇÕES LAMACHEIRA.

    ResponderEliminar
  13. Então se em(PINA)não é àgua...Será por certo outra coisa não é verdade?!...Diz-se p´raí que antigamente quem EMPINÁVA tinha uma certa aversão à ÁGUA será?

    ResponderEliminar
  14. Caros amigos Comentadores:
    Todos pretendemos o melhor para a nossa terra, certo?
    A culpa será sempre solteira, e quanto a mim o problema vem na raiz... as gentes da nossa terra.
    Sendo Tramagal a única vila do concelho, merecia mais atenção, mas merecia também ter um vereador no executivo. Algo se passa de errado no PS de Abrantes, (digo PS, só porque tem sido este a governar os destinos do concelho, sem defesa do mesmo), se Tramagal sempre foi PS como é que ninguém, de cá, chegou a vereador?
    Penso que para termos peso no concelho temos de colocar um vereador na câmara. Basta ver o que se sucede no resto do concelho, onde há vereadores as coisas andam.

    ResponderEliminar
  15. Caro Lamaheira

    Ora cá está o busílis da questão!!!Sim senhor amigo tem toda a razão e o meu apoio nessa questão.Mas pergunto:Então quem é que decide no PS os seus representantes?...E quem lhe atribui a classificação dos lugares às mais diversas eleições; São os tramagalenses?... Olhe que não caro Lamacheira.Isso é úníca responsabilidade do PS local!...E isso existe? Perguntamos nós... Existe p´raí qualquer clubezito sim senhor e com algumas abreviaturas AL, AF, MU, JM,GE,e mais alguns lacaios alguns tramagalenses e outros que p´ra cá vieram, que não têem voto na matéria porque o chefe Lacão dos lacaios como tem muito boa mão neles, assim abrem a bôca,ele manda-os calar... Sabia? Olhe, veja as fotos quando foi da apresentação das candidaturas, identifique-os, eles estão lá!... Ou queria o amigo, que votásse-mos todos PS? Já agóra só faltava essa...Veja a diferença de votos nos resultados eleitorais autárquicos, e repáre que uma mão cheia de votos é o que os sepára do sumatório da oposição, e mesmo assim eles é que decidem tudo!... Boa não é???

    ResponderEliminar
  16. Amigo LAMACHEIRA.
    Longe de mim pretender ser superior; mas..!!! O amigo já fez como eu. Já Analizou estas politicas e estes politicos da terra.
    Valha-nos DEUS. Se eles prestassem para trabalhar e tivessem personalidade não era preciso fazerem força ou demonstrarem intenções. Seriam convidados na lógica para esse fim.
    Naturalmente que para nós praticamente seria sempre um lugar vazio. Porque tal como aqui levavam logo com a rolha na boca e, o que acontecia era um tacho mais snob, com grandes vantagens pessoais e bem mais renumerado.
    Pense bem... Nas ultimas eleições autárquicas..! e como seria a CÃMARA ter como presidente o candidato do BLOCO DE ESQUERDA (Manuel António), ou o JORGE MARINHAS como Vereador. Aja Deus embora eu não queira nada com essa gente. Mas vê-los na posição de candidatos à câmara deixa um mortal com 2 dedos de testa envorgonhado. Como esses os outros (de cá)fazem-me lembrar aquela marca de navalhas ROSKOFE, para não dizer um palavrão mais pesado.
    No tramagal existe um ditado que passo a citar:- O TRAMAGAL tem 99 doutores e quando eu cá estou são 100. também tem muitos mamões e aí eu não encaixo.

    Um abraço lamacheira e exponha mais um novo trabalho senão fica como a junta. Siga o LAGAMART e veja o excelente trabalho por ele demonstrado. eles não obedecem ás outras cores. Pensavam que seria sempre assim. Mas o LAGAMART lixou-os. Agora trabalham a 100 á hora.

    ResponderEliminar
  17. Amigo LAMACHEIRA.

    Faço referência no seu blog do seguinte:- O ANÓNIMO. No seu blog mantenha-o, na certeza porém com o respeito, ideias claras e interessantes.
    É o ùnico Blog em que comento, mas não é o único que frequento. Os BORTIAIS,D´ATALAIAS, etc. Não serão anónimos
    Gostaria de poder intervir noutros como respeitador anónimo. Não é possível ponto final.
    Mantenha-o, que assim faço-lhe chegar informação pertinente.

    Um ABRAÇO

    ResponderEliminar
  18. Este cantador anónimo das 20:05

    Tem mesmo timbre de LACAIANA,e depois vem aqui mostrar que é muito bonsinho,tem muito concenço,que é trabalhador, é convidável etc etc.
    Mas por aquilo que diz no seu comentário parece mais tancanho do que os tacanhos do BE.Faz-me lembrar a história do indivíduo que estáva sentado em cima dos COLHÕES e não paráva de gritar porque não se cria levantar.Com gente desta conservadores, o Tramagal não vai a lado nenhum!!!E para si caro anónimo,nunca fui daqueles que côrro atraz de partidos sejam de esquerda ou de direita,não estou simplesmente para isso, mas sei distinguir aquilo que gostaria de ver na minha terra.E digo-lhe mais;Se fosse como você,talvez ainda tivesse lindo futuro politico, mas faço votos que por aquilo que vomita no seu comentário, esse futuro seja para si...Que lamba bastante, e que o Tramagal venha a ser uma linda e próspera VILA com todo o seu esforço e dedicação como diz que tem.

    ResponderEliminar
  19. Para si caro anónimo das 23.30
    Pela forma como reagiu não tenho dúvidas que o sr. se revê no texto que comentei. E revendo-se, não me restam dúvidas de saber de quem se trata.
    Olhe anónimo: o sr. foi um daqueles (mesmo o pior) que tão mal disse do seu cabeça de lista à autarquia. Pois caro; a única coisa que lhe posso dizer é o seguinte:- Como foi que refiro possivel a pessoa que refiro...!! Por sinal uma das muito poucas, que na lista tinha alguma qualidade e utilidade, suportá-lo a si e outros.
    pelo que sei ele até sabia o que se passava nas suas costas. Da sua parte e de outros.
    de certa maneira ele deve ter ficado satisfeito.
    pelo menos distancia-se.
    Uma pergunta? Voçê votou na sua lista.

    Não lhe acrescento mais nadinha o seu nível
    é mesmo esse.

    ResponderEliminar