domingo, 17 de abril de 2011

Para trás no tempo

O bom tempo que se vai sentido nos últimos dias em que tudo corre de forma calma e serena parecem querer transparecer que tudo vai bem na nossa “santa terrinha”.

Mas não vai.

Não vai, e temo que caminhamos para pior.

Longe (mas não muito) vão os tempos em que na boca de muitos dos nossos conterrâneos se reconhecia interesse pelo estado em que se encontrava a nossa vila. Ouvia-se na rua as conversas, havia interacção nos blogs temáticos e por esse motivo ou por outro qualquer, as coisas iam-se “consertando ou remendando”aqui e ali.

Nos últimos tempos, parece que hibernamos num estado de perfeita apatia, e o estado em que se encontra a freguesia começa a indicar o abandono da autarquia e da própria freguesia.


E não, não estou a ser intriguista, senão vejamos;

- à cerca de 6 meses anunciaram-se (impuseram-se) alterações no transito de alguns locais da vila, onde ruas iriam passar a ter circulação com sentido único, sinais de estacionamento proibido, passadeiras, resolução de situações “aberrantes”, etc, a bom ver já se começou a executar este plano (6 meses depois do anuncio inicial, e ainda assim deixa-se o serviço a meio);

- ruas num estado de degradação extrema;

- falta de limpeza em inúmeras ruas;

- com o aproximar da época dos incêndios, os trabalhos de limpeza de algumas zonas que apresentam maior risco de incêndio (devido à carga combustível) para os bens da população continuam por resolver (alguns têm de ser resolvidos pelos proprietários, mas a junta tem a obrigação de ir junto dos proprietários e incita-los a resolverem eles a situação;

- o 15 de Agosto está a chegar e mesmo depois de prometido o regresso do TIC, o mesmo continua (e vai continuar) na gaveta;

- etc,….

Quer se gostasse ou não, saudades deixou o Lagamart….

4 comentários:

  1. Está a ver, caro Lamacheira!

    Até este seu blogue hibernou durante seis mesinhos, desde 22 de Outubro de 2010 até 4 de Abril deste ano!

    E porque não, ser o saudosista “Lamacheira”, um blogue interventivo no pleno exercício de vilania?

    Porquê delegar essas funções nos outros blogues?

    Um destes dias cá o Cidadão abt tem que dar por aí um giro para acender os ânimos e despertar emoções... ao ponto da rua da Quinta dos Bicos se passar a chamar “rua dos Quintos"!

    Saudações ao pessoal interventivo!

    ResponderEliminar
  2. O TIC o TIC, mas alguém se chegou à frente para o organizar o que quer que fosse?
    Que eu saiba a Junta convocou uma reunião para levar o projecto em frente e quem é que apareceu?
    Por sinal apenas uma associação. Onde estão as outras? E porque é que essa associação mais o Lamacheira e o Lagamart não deitam mãos à obra e ajudam a Junta a organizar qualquer coisa que seja, mesmo que pequena?
    Estamos fartos de postas de pescada.

    ResponderEliminar
  3. O amigo tem de ir ás assembleias de freguesia, e deixar de falar de cór. É que por lá, já o ano passado, as pessoas que aponta, mostraram interesse em auxiliar na realização do dito TIC.
    As pessoas com obrigação em aparecer não apareceram. E então? Se não vierem as andorinhas, não há primavera?
    Esta foi uma das bandeiras do actual executivo apresentada em campanha e após ela, numa entrevista na tagide, em que prometeram realizar este ano mais uma edição.
    Ainda há poucos dias a nossa presidente de camara publicou no seu mural de facebook o assinar de 49 contratos de apoio à actividade cultural, com 27 associações culturais do concelho, e nós sentados á beira do tejo a ver passar isto tudo...
    é muita inoperancia....

    ResponderEliminar
  4. Tanta ignorância!
    O TIC! A Junta presidida por Fernando Pires, em Maio de 2009 delegou no presidente da Associação de Dadores de Sangue, no presidente da CISTUS e na presidente das Vidas Cruzadas, as rédeas para encetarem as normas as quais iriam reger essa coisa chamada TIC a qual juridicamente não existe.
    Daí para cá nunca realizaram uma única reunião!
    O que é triste é que existem dezenas de pavilhões a degradarem-se e andam a emprestá-los sem rei nem roque, muitos nunca mais cá voltam e outros vêm todos estragados!
    Sobre a história dos 49 contratos, todas as associações do concelho tiveram oportunidade de se candidatarem pelo que as da nossa terra também estão englobadas.
    Não há dúvida: o Tramagal é cada vez mais uma ilha triste. E as pessoas estão cada vez mais alheadas dos problemas e quando falam não sabem o que dizem. Também tenho saudades do Lagamart. Era o único espaço escrito onde iamos sabendo alguma coisa porque o jornal A BARCA é a maior porcaria que cá temos. Eu e muitos tramagalenses já desistimos do pasquim que é de todo lado menos de cá. Cumprimentos a todos e boa páscoa.

    ResponderEliminar